O som que escutamos nada mais é do que uma onda sonora que se propaga através do ar, viajando por todos os lados até encontrar um ouvido disponível para ouvi-la. Depois que ela entra no canal auditivo, vibra o tímpano transmitindo essa energia vibratória para as células do ouvido. Estas, por sua vez, transformam esta vibração em estímulo elétrico para que o cérebro possa interpretar o tipo de som.
Fig 1.
Se utilizarmos o exemplo da fig. 1, a fonte sonora está localizada mais à esquerda do homem. Logo, o sinal chegará no ouvido esquerdo mais forte e mais rápido do que no ouvido direito. Isso porque as ondas sonoras que chagarão no ouvido direito terão que ultrapassar a cabeça, perdendo energia e velocidade. Assim, só é possível reconhecer a direção do som entre direita/esquerda se as duas informações puderem ser enviadas pelas células e comparadas entre si pelo sistema nervoso central.
O processo não é muito diferente quando precisamos localizar sons que vem da frente ou de trás. Devido à necessidade de ultrapassar a cabeça, as ondas sonoras mais agudas (sons finos) perdem intensidade tornando o sinal que vem de trás “menos agudo” ou “mais abafado” ou “mais fraco” do que o sinal que vem de frente. Quem nunca pediu para repetir quando o outro resolve conversar nas suas costas?
É, a nossa audição é incrível mesmo. Para saber mais, disponibilizamos as referências utilizadas neste artigo.
Referências:
- Unitron Hearing Matters [homepage na internet]. Technologies [acesso 30 março 2018]. Localization: give your patients a listening edge. Disponível em: http://unitron.com/content/unitron/ca/en/professional/hearing-solutions/technologies.html
- Unitron Hearing Matters [homepage na internet]. Technologies [acesso 30 março 2018]. Improve localization accuracy and natural listening with Spatial Awareness. Disponível em: http://unitron.com/content/dam/unitron-2014/documents/english/Tempus/Whitepaper/027-6072-02_SpatialAwareness_WhitePaper_ENG.pdf
- Unitron Hearing Matters [homepage na internet]. Technologies [acesso 30 março 2018]. Putting the focus on conversations- part III. Disponível em: http://unitron.com/content/dam/unitron-2014/documents/english/moxi-north/whitepaper/027-5894-02_SpeechZone2_Whitepaper_ENG.pdf