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Ouvir é essencial. Em época de isolamento social, problemas auditivos podem levar ao isolamento total de idosos!

Ouvir é essencial. Em época de isolamento social, problemas auditivos podem levar ao isolamento total de idosos!

Olá, aqui é a Fabiana Freixo, fonoaudióloga e diretora técnica da Akousis Aparelhos Auditivos. Eu espero que esteja tudo bem com você, familiares e amigos

Como é de conhecimento de todos, os acontecimentos das últimas semanas mudaram completamente a nossa rotina e nos forçaram a nos adaptar a um novo estilo de vida. Desde o início da Pandemia, mantivemos firme no nosso comprometimento de garantir a melhor experiência auditiva para os nossos clientes.

Nós sabemos que o isolamento social tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas idosas e a única forma de os manter conectados é pelos meios de comunicação. Agora imagina uma pessoa com dificuldade auditiva. Ela perde a qualidade de comunicação por telefone e internet, correndo o risco de um isolamento total.

 

Aproximadamente 90% dos nossos clientes tem idade avançada e muitos moram sozinhos. Segundo o IBGE, mais de 4 milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil e São Paulo concentra o maior número: mais de 1 milhão. Além de estarem no grupo de risco por conta do coronavírus, essas pessoas enfrentam dificuldades com o isolamento social, fechamento de comércio, serviços não essenciais e restrição de circulação. Para superar essas dificuldades, alguns recorrem aos familiares, amigos e vizinhos.

Felizmente temos percebido atitudes de apoio e solidariedade por parte dos vizinhos, amigos e familiares.  Preocupados com a dificuldade de audição de alguns idosos, eles estão nos chamando através de nossos canais de atendimento para resolver pequenas questões relacionadas aos aparelhos auditivos. Tem sido uma experiência muito rica e gratificante estarmos conectados nessa onda de solidariedade.

E isso só foi possível porque nós nunca paramos de atender os nossos clientes, pelo contrário, encaramos o desafio e abrimos novos canais de atendimento.

Para garantir que os nossos clientes se mantivessem conectados e se comunicando, desenvolvemos uma série de ferramentas.

Assim que fechamos temporariamente as lojas, criamos a Central de Suporte ao Cliente, com atendimento por telefone, WhatsApp ou e-mail. Durante as nossas interações com os clientes percebemos a necessidade e criamos novas modalidades de atendimento como o Drive Thru, Delivery, Canal de vídeos com dicas de manutenção dos aparelhos e Atendimento Domicilar. São ferramentas que estão os ajudando a manter seus aparelhos funcionando perfeitamente para garantir a comunicação com os familiares e amigos.

Outra ideia que surgiu ouvindo os clientes foi a campanha de doação de alimentos não perecíveis para atender as necessidades básicas das famílias carentes. Funciona assim:

O cliente que usar uma das modalidades de atendimento acima, pode fazer a sua doação e nós recolhemos e levamos à uma das unidade da Unibes, que neste momento está fazendo diversas campanhas para captação, com a finalidade de distribuir cestas básicas para as comunidades necessitadas.

Clique aqui para conhecer a UNIBES, nossa instituição de nossa confiança. 

Moradora do bairro Morumbi, Dona Luzia, 87 anos, vive no mesmo prédio de sua filha Izabel. Mesmo em isolamento social, dona Luzia conversa por telefone com seus 6 filhos e ainda faz fisioterapia por videoconferência. Nos últimos dias ela apresentou dificuldade para conversar por telefone e entender as instruções da fisioterapeuta. A queixa foi apresentada pelos filhos, já que Dona Luzia fica constrangida em falar sobre o assunto. Izabel tomou a iniciativa de entrar em contato conosco e iniciamos o atendimento pelo WhatsApp. Por meio de troca de fotos do aparelho, conseguimos detectar necessidade de higienização e troca de acessórios que foram realizadas pelo sistema Delivery. Em dois dias Dona Luzia já estava com sua audição recuperada.

A nossa fonoaudióloga, Luciana Machado, relata como tem sido o atendimento remoto aos usuários de aparelhos auditivos, seus familiares e amigos durante a quarentena.

“No meu atendimento remoto eu tenho aprendido bastante ouvindo pacientes e familiares muito preocupados e ansiosos com a dificuldade de manter os aparelhos auditivos funcionando plenamente. Para ajudar remotamente, nós montamos uma série de serviços que podem ser realizados sem o contato físico, como por exemplo a entrega e manuseio de acessórios como pilhas, protetores e tulipa, também ensinamos remotamente como fazer a higienização, explicamos passo-a-passo como utilizar todos os recursos de um aparelho novo e esclarecemos detalhes sobre revisão e garantia. Nós criamos vídeos e roteiros para atendimento telefônico e por videoconferência. O que mais me emociona é perceber como o nosso trabalho é essencial. Em nossas conversas pude perceber como é importante para o idoso poder conversar, poder desabafar, ser apoiado, ainda mais nesse período de isolamento social. Eu tenho aprendido muito com essa troca. São pessoas experientes e criativas, que nos inspiram a inovar sempre. Mas o que mais me marcou são as palavras de gratidão, apoio e carinho que recebo diariamente. É muito gratificante saber que estamos cumprindo a nossa missão de garantir que os nossos clientes tenham o direito de se manter ativos por meio da comunicação, a única opção durante o isolamento social.”

Agora que ficou evidente o quanto o nosso trabalho é essencial, iniciamos a abertura de algumas lojas, de forma gradativa, com equipes e horários reduzidos e alinhados às boas práticas recomendadas pelas autoridades competentes para garantir a segurança e a saúde de nossos pacientes e colaboradores:

– Agendamento com horários bem espaçados

– Higienização de toda a loja a cada atendimento

– Profissionais com equipamentos de proteção

– Higienização e proteção disponíveis para os pacientes

Lojas abertas: Jardins, Vila Mariana, Santo Amaro, Tatuapé, Alphaville, Caraguatatuba, Osasco e Guarulhos.

 

Nós estamos juntos, enfrentando os desafios, nos adaptando, criando alternativas com os nossos profissionais, ouvindo os clientes e continuamos, sempre guiados pelos nossos princípios e pela nossa missão que é garantir a saúde auditiva e consequentemente a comunicação dos nossos clientes com seus familiares e amigos. Agora com planos contingenciais especiais de proteção a todos.

Muito obrigada

Fabiana Freixo

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Rua Cerro Corá, 550 - 6A

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